Observações / Notas mais Recentes

Núcleo de Astronomia do IFCE registra gigantesca mancha na “superfície” do Sol




O enorme grupo de manchas solares AR 1476, ou Região Ativa 1476, que dominou os noticiários científicos especializados na última semana, foi registrado fotograficamente nos dias 10 e 14 de maio pela  equipe do Núcleo de Astronomia do IFCE (Campus Juazeiro do Norte) e pôde ser observado com telescópio por estudantes e professores da instituição.



Medindo um diâmetro estimado de cerca de 160.000 km, o equivalente a uma área coberta na superfície do Sol por 12 planetas Terra, o grupo apelidado de “Mancha Monstro” pelos cientistas da NASA é suficientemente grande para ser observado  a simples vista,  sem instrumentos ópticos, porém com filtro adequado para evitar danos permanentes nos olhos.


Composição de 1774 frames. Telescópio Celestron CPC 800. Câmera Canon T1i. Filtron Baader Astro SolarTM. Crédito: Valmir M. de Morais/N-Astro/IFCE/FUNCAP. Clique na imagem para ampliar.


As observações realizadas no IFCE só foram  possíveis devido a utilização de um filtro solar  especial (Baader Astro SolarTM) que, acoplado ao Telescópio Schmidt-Cassegrain (203 mm de abertura) do Núcleo de Astronomia, permite com segurança a observação visual e fotográfica do Sol.     O Filtro Baader  foi adquirido  com recursos alocados pela  Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), através de projeto de divulgação científica aprovado pela instituição.

Composição da imagem solar com diferentes filtros. Crédito da imagem: Valmir M. de Morais/ N-Astro/IFCE/FUNCAP.
Nota-se em imagens de alta resolução obtidas por telescópios terrestres (ver abaixo imagem captada pelo Núcleo de Astronomia do IFCE) a complexidade estrutural que envolve as manchas solares. Elas são formadas por regiões escuras, denominadas umbras, cuja temperatura chega a 3.800 °C,  cercadas de regiões menos escuras, as penumbras, que são constituídas por estruturas que apresentam um aspecto filamentar e apresentam temperaturas da ordem de 5.300° C. 
Por serem regiões "frias" em relação  às  regiões circunvizinhas de temperaturas mais altas, as Manchas  mostram-se escuras na "superfície" do Sol.

Imagem em alta resolução da Mancha Solar ou Região Ativa 1476. Composição de 739 frames. Telescópio Celestron CPC 800. Câmera Canon T1i. Filtron Baader Astro SolarTM. Crédito:  Valmir M. de Morais/ N-Astro/IFCE/FUNCAP. Clique na imagem para ampliar.
Contrastando com sua cor enegrecida,  elas são aproximadamente 10 vezes mais brilhantes do que a Lua cheia.
As manchas são geradas por torções locais nas linhas do campo magnético solar que são trazidos a "superfície" por efeito de empuxo.  A intensidade do campo magnético, cerca de 1.000 vezes mais intenso que a superfície solar normal, parcialmente bloqueia a energia transmitida para cima pelas células de convecção na região inferior da fotosfera, que é mais quente, e torna a temperatura da região da mancha mais fria.

Imagem em alta resolução da Mancha ou Região Ativa 1477. Composição de 378 frames. Telescópio Celestron CPC 800. Câmera Canon T1i. Filtron Baader Astro SolarTM. Crédito: Valmir M. de Morais/ N-Astro/IFCE/FUNCAP. Clique na imagem para ampliar.
Na imagem acima percebe-se, na região superior do limbo solar, estruturas granulares de brilho mais intenso que a própria fotosfera: são as Fáculas. Essas estruturas semelhantes a nuvens apresentam temperaturas cerca de 1000°C mais elevada que a das regiões próximas e são produzidos por concentrações de linhas de campo magnético. As Fáculas  surgem nas zonas em que as manchas solares estão prestes a formar-se.





SETUP utilizado para a captação e processamento das imagens


Telescópio e acessórios:

Telescópio Celestron CPC 800 (203 mm de abertura, F/10) com GoTo
Filtron Baader Astro SolarTM
Câmera Canon T1i em foco primário


Softwares:

EOS Camera Movie Record
Registax V. 4.0
InfanView Versão 4.2
Noiseware Profissional
Color Efex Pro Vesão 3.0
Filters Unlimited Versão 2.0
Microsoft Image Composite Editor




MAIS IMAGENS

   
   
   
   




A NOTÍCIA TAMBÉM É NOTÍCIA EM:


FUNCAP
Gabinete do Governador - Governo do Estado do Ceará
Casa Civil - Governo do Estado do Ceará
Portal do Governo do Estado do Ceará
Portal da Transparência - Governo do Estado do Ceará
G1 Ceará / Globo.com / TV Verdes Mares
Jornal O POVO
JUANORTE - Coluna Cidade Universitária, por Sarah Menezes
Ceará Agora
Cariri Agora
Cariri Notícia
Blog do Juazeiro
Site Miséria
Blog do Tarso Araújo
AstroPieGise
Juá Notícia
JUANORTE - Especial
Iguatu.Net
GAEA - Grupo de Apoio em Eventos Astronômicos (Fortaleza, CE)
Blog Astronomia
Cidade Juá
JuaMetro
Sidrolândia News
Biossomos
IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ceará)
Atualidade Ciência
Clube de Astronomia do Noroeste Fluminense - Caronte
Grupo Netglobo Notícias
Portal de Notícias Guandu
Portal Muito Mais Paulista
Comunidade Exkola
Noodls
Connected World
Tudomunicipal
Nintendo Blast
Voz no Deserto - Portal JVD
Rádio Pioneira AM830
Rádio Tupinambá AM1.120
Rádio Alô 
Rádio Tropykália FM
Gissoni Studio
Guia Avaré de Notícias
TOTAL MED (Minas Gerais)
Voluvia Notícias
Grupo de Estudos de Ufologia Científica
Isso é o Fim
Olhar Direto
Portal Vermelho
Portal PCdoB
Correio Progressista


Por: Valmir M. de Morais